Do Virtual ao Real:

Arte, Terapia e Educação

 Vivemos em tempos tecnológicos, não o podemos negar. O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas transformou a organização do trabalho, do lazer, as nossas casas, as nossas deslocações, as nossas interações, e até a forma como encaramos a saúde, a doença, a vida e a morte. Em suma, o futuro anunciado nos mais audaciosos filmes de ficção científica do séc.XX chegou para ficar e para nos facilitar a vida. Ou será que não?

As reações perante o que o futuro trará em termos tecnológicos têm tanto de entusiasmo, como de receio. Se, por um lado, poderemos vir a encontrar muitas soluções para problemas humanos, por outro, corremos o risco de vir a criar problemas novos, e até, quem sabe, tornarmo-nos ‘menos humanos’.

A verdade é que a presença (quase globalmente omnipotente) da tecnologia digital veio ditar inclusivamente a nomenclatura das gerações desde os Baby Boomers (designação da geração nascida no pós 2ª GM no mundo ocidental). A Geração X, nascida daqueles até ao início da década de 80’ foi a última cujas interações na infância e adolescência não decorreram em simultâneo num mundo digital. 

A Geração Y também designada de Millennials, embora nascida num mundo analógico que foi progressivamente dando lugar à era digital, já não concebe a sua vida sem recurso a um interface. Talvez pela possibilidade de ter todo o mundo à distância de um clique, pela rapidez de comunicações ou quem sabe pela mudança de paradigmas na educação e nas estruturas familiares, nunca saberemos ao certo, mas parece ter-se generalizado a crença de que esta geração é preguiçosa, auto-centrada e mimada. A revista Time em 2014 chamava-a de geração ‘me-me-me’ (eu-eu-eu). E se por um lado prima por uma consciência ambiental bem mais madura que as que lhe antecederam, é também graças a ela que a adição à tecnologia foi adicionada ao DSM V, guia de referência para diagnósticos na área da saúde mental e também ao CID-11, guia de referência clínica e diagnóstico da  Organização Mundial de Saúde .

A Geração Z e seguintes são os ‘nativos digitais’. Caracterizados pelo espírito globalizante da World Wide Web, cresceram sem distinguir fronteiras entre países, e no entanto são aqueles que acusam maiores dificuldades na interação social, e maior tendência para o isolamento e desconexão num mundo em que paradoxalmente se encontram permanentemente conectados.

Assim, colocamos à reflexão de todos: 

  • como tem contribuído a era digital para a essência de cada geração? 
  • Que riscos comporta e que benefícios nos traz? 

Se por um lado, é essencialmente libertadora e promotora de integração e literacia (como é o caso das aplicações dirigidas a idosos que vivem em isolamento, ou aqueloutras que permitem ensino à distância a crianças sem acesso à educação, entre tantas outras), por outro lado, pode aprisionar pelo escrutínio permanente que submete a vida privada à praça pública, ou pelo estímulo constante e permanente de termos TUDO, AQUI, AGORA, e que desabitua aos ritmos naturais de sermos humanos de carne e osso, permanecendo-se num mundo fora da realidade. O risco aqui é o da estereotipia imaginária fornecida de fora, impeditiva da reflexividade criativa progressiva auto-centrada.

O certo é que o mundo digital transforma a nossa vida todos os dias, desde a relação que temos connosco próprios e com outros, sejam família, amigos, grupos, instituições, ou Estado, até à modificação de todas as áreas que compõem o tecido social, de entre as quais nos interessam particularmente neste congresso, a educação, o trabalho, a saúde e o lazer. 

Em particular aos educadores, sejam professores ou pais, afigura-se-lhes a árdua tarefa de conciliarem o uso útil e inevitável dos instrumentos digitais, colocados ao serviço da aprendizagem e da inserção competente num mundo cada vez mais digital, com o abuso, nomeadamente de jogos e redes sociais, que se pode configurar numa verdadeira adição.

Enquanto Arte-Terapeutas/Psicoterapeutas, promotores de desenvolvimento pessoal e criativo, bem como de saúde e bem-estar nas populações com que trabalhamos, temo-nos deparado com o impacto destas realidades na nossa prática, sabendo que a reflexão que proporcionamos, a par com o gradiente criativo associado às funções terapêuticas da arte, à vivência estética e ao fazer artístico, corresponde a uma intervenção diferenciada capaz de dar resposta a estas problemáticas tão emergentes. Foi Albert Einstein que disse: “O pensamento lógico leva-nos de A a B mas a imaginação pode seguramente levar-nos a qualquer lugar do universo”. Este imaginário concretizado nas artes é a dimensão virtual intrínseca à mente humana, que oferece um contraponto à realidade, onde a mesma pode ser manejada e modificada, com possibilidade de imprimir transformações no mundo externo, tal como no interno. A Arte-Terapia/Psicoterapia enfoca e opera precisamente neste registo virtual onde se articulam aquelas duas dimensões.

Não nos poderemos alhear do incrível e praticamente infindável potencial que a tecnologia nos oferece para o desenvolvimento da arte e do processo criativo, tanto na esfera terapêutica como na vida, podendo ser usada como aliada numa dimensão positiva e enriquecedora da nossa existência. Os instrumentos digitais podem revelar-se muito úteis à prática da Arte-Terapia/Psicoterapia, desde os atendimentos à distância até aos programas, jogos e apps que permitem criar.

Pretendemos que este Congresso reúna reflexões criativas, pertinentes, e até quem sabe, provocadoras, sobre este tema tão atual.

Subtemas:

  • Novas tecnologias e instrumentos digitais em contexto pedagógico e social.
  • Novas formas de relação – relações virtuais e fenómenos associados: violência ebullying virtual (cyberbullying, cyberstalking,discursos de ódio), ghosting, catfish, etc).
  • Mundo virtual e psicopatologia:
    • Adições tecnológicas (ex: Nomofobia);
    • O Selfpor trás da Selfie
      • O que se esconde por trás de uma fachada de ‘felicidade virtual’ – a incapacidade de vivenciar sem registar; 
      • O FOMO (Fear of Missing Out) – o medo de perder a experiência.
    • Arte-Terapia/Psicoterapia à distância e a criação digital
    • Arte Digital
    • O Imaginário enquanto dimensão virtual
    • Ensino das artes on-line